Numa altura em que vive-se uma baixa na oferta de empregos
em Angola, a procura do mesmo cresceu exponencialmente e com isso a
competividade, confira 5 coisas que não deve dizer durante uma
entrevista de trabalho.
1 – A carga horária é flexível?
O ideal é esperar antes de saber se a
carga horária é flexível. Com o passar do tempo, você vai ganhar espaço e
poderá perguntar sobre a rotina de trabalho sem dar a impressão de ser
uma pessoa preguiçosa.
2 – Fale-me mais sobre a minha função
A pessoa que fará a entrevista já terá
em mente o que deve dizer a você sobre sua possível função na empresa.
Se você pergunta qual é a função da pessoa que ocupará o cargo ao qual
está a concorrer, pode passar a ideia de que não sabe a resposta.
Perguntar a descrição básica do trabalho faz você parecer despreparado,
de acordo com o especialista em entrevistas de emprego, Barry Drexler.
3 – Quanto tempo vai demorar esta entrevista?
Não é aconselhável demonstrar que tem
pressa, e é fundamental que você esteja presente na entrevista de forma
integral, sem se preocupar com o horário, sem ficar a mexer no
telemóvel, mandar mensagem ou olhar para o relógio a cada momento.
Durante a entrevista, não demonstre que está preocupado com outras
coisas.
4 – O que a “Delwat” faz?
Esse exemplo foi usado por Vick Salemi,
especialista em Carreira. Ela explicou que uma pessoa pronunciou errado o
nome da empresa Deloitte, que trabalha no ramo de auditoria e de
consultoria. Se você não sabe como pronunciar o nome da empresa, busque
meios de descobrir isso (procurar matérias sobre ela no YouTube ou ligar
para a recepção, sem se identificar) e de não falar da maneira errada,
que é uma forma simples de queimar seu “filme”.
5 – Depois de quanto tempo eu serei promovido?
A promoção de cargo e de salário é algo
que acontecerá depois de alguns meses ou até depois de um ano na função,
então espere estar oficialmente contratado, depois do tempo de
experiência, para se preocupar com isso. Em vez de perguntar quando você
será promovido, pergunte como funciona o plano de carreiras da empresa.
Fica menos agressivo.
0 comentários:
Postar um comentário